Tecnologia educacional: atividades interativas com HyperDuino

Zigo Educação apresenta o HyperDuino, um recurso que facilita (e muito) o trabalho com tecnologias educacionais, em especial atividades interativas baseadas em STEM.

….

Há tempos acompanho o trabalho de Roger Wagner, um versátil mentor de produtos educacionais que, entre outras habilidades, foi reconhecido em 2015 pelo Mimeo Educator como uma das 20 pessoas mais influentes em Tecnologia Educacional nos Estados Unidos (Top 20 Influencers in Education Technology).

De uma forma geral, a característica marcante dos produtos concebidos por Roger é colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, estimulando o trabalho cooperativo, a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade. Enfim, tudo aquilo que procuramos para desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para esses nossos tempos.

Hoje vou apresentar o HyperDuino, um conjunto de recursos que se propõe a produzir melhorias na aprendizagem viabilizando a construção de atividades interativas que integram os mundos físico e virtual através do uso de vídeos, internet, sensores e LEDs.

HyperDuino estende as capacidades da interface Arduino, simplifica a lógica de programação e facilita as conexões com os diversos componentes, eliminando a necessidade de resistores e protoboards.  Para comparar, apresentamos a seguir dois circuitos que têm a  mesma função, o primeiro construído no esquema tradicional e o segundo utilizando HyperDuino.

Circuito tradicional usando Arduino:

Circuito sem utilizar o HyperDuino - mais complexo
Circuito sem utilizar o HyperDuino – mais complexo

Circuito com a mesma funcionalidade usando o HyperDuino:

Circuito usando o HyperDuino - mais simples
Circuito usando o HyperDuino – mais simples

Para simplificar o entendimento da aplicabilidade do HyperDuino, ao invés de detalhar as partes do produto e descrever suas possibilidades, irei demonstrar o funcionamento do projeto Quilombos da Paraíba desenvolvido sob assessoria do Thornburg Center, um conceituado centro norte-americano de consultores voltado para a aplicação de tecnologias na educação.

A demonstração está dividida em dois curtos vídeos:

 1) O primeiro vídeo se refere ao planejamento pedagógico

 

 

2) O segundo vídeo demonstra um projeto realizado

Como conclusão, temos que o HyperDuino, de fato, constitui uma fonte rica e simplificada para inserção de conceitos eletroeletrônicos e para a exploração de atividades interativas, tratando-se de recurso indispensável para makerspaces e demais abordagens que estimulem a criatividade e o pensamento STEM.

Este foi apenas um pequeno exemplo do potencial de uso do HyperDuino na Educação. Em breve trarei outros artigos sobre o produto. Espero que apreciem.

 

© Copyright 2016 Blogue Sobre Essas Coisas – Todos os direitos reservados

Deixe uma resposta