Quem sou

Doutor e Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, concentro minhas pesquisas na elaboração e no aprimoramento de instrumentos para auxiliar a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento cognitivo. Minha trajetória acadêmica inclui um bacharelado em Ciência da Computação, pós-graduações em Educação Especial Inclusiva e Docência no Ensino a Distância, além de formações complementares em psicometria, telecomunicações, linguagens de programação e equipamentos digitais. Adicionalmente, participo do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural da UFPE.

Como empreendedor e consultor na área educacional, venho desenvolvendo e orientando a implantação de estratégias de ensino motivadoras para alunos e professores, condizentes com as exigências dos nossos tempos, atual e futuro. Nesse sentido, meu trabalho propicia a introdução e consolidação de processos vinculados à formação de professores, seleção e uso de recursos didáticos, avaliação de desempenho e gestão escolar junto a colégios particulares e secretarias de educação. Também atuo como dirigente da Associação Terra Lumens, uma organização social sem fins lucrativos, cujas ações têm por objetivo o aprimoramento da educação, a promoção da inclusão social, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Já são mais de trinta anos em atividade profissional moldados pela atuação em áreas distintas, tais como eletrônica, telecomunicações, programação de computadores, análise de sistemas, multimídia, gestão escolar, educação inclusiva, ensino a distância, avaliação educacional e psicologia cognitiva, sendo um entusiasta do uso de tecnologias em benefício da educação. Essa diversidade de perspectivas foi determinante para que eu construísse uma visão pluralista do desenvolvimento cognitivo e acadêmico, sempre resultante ou fortificado pela reunião de componentes tecnológicos com relações interpessoais e liberdade para criação e expressão, privilegiando avanços contínuos e individualizados em detrimento de metas padronizadas. Faz parte dessa orientação meu trabalho com testes adaptativos computadorizados baseados na teoria da resposta ao item (TRI) voltado para gestão e monitoramento do aprendizado escolar.